Pra introduzir, na idade gestacional que eu tô ainda não existe placenta, existe o córion que vai se transformar em placenta em breve. Um descolamento retrocorionico é um descolamento desse córion, equivale a um descolamento de placenta.
Oi amigas, as notícias são chatinhas... mas antes que vcs tenham um treco tá tudo bem ok?
Ontem no final da tarde, umas 17:30, tava no trabalho e senti a calcinha molhando, achei que tava fazendo xixi na roupa, fui ao banheiro e era uma água rala, não dava pra identificar, achei que era xixi mesmo, aproveitei pra fazer mais xixi e desceu sangue, ralo, fino meio rosa, mas dava pra ver que era sangue. Meu vestido tava manchado, corri pro hispital.
O primeiro médico que me atendeu disse que sangramento no primeiro trimestre era super comum, que eu ficasse tranquila já que não estava sentindo cólicas pois sangramento com cólica é que dá mais medo. Ele tava terminando o plantão e me pediu uma ultra de emergência que evidenciou o descolmento.
O médico da ultrasson disse que é um descolamento pequeno, que não há o que fazer a não ser ter muito repouso. Perguntei o que causa isso, pois eu nao tinha feito nada, não peguei peso, nem nada, ele disse que não precisa fazer nada, que pode acontecer, é da natureza e tal.
Meu GO por telefone disse que eu não ficasse tensa porque a tensão piora e faz contrair o útero, que continuasse com o ultrogestam e repouso, que daqui a dez dias é pra fazer outra pra ver como está o descolamento. Dr. Ciro é tão ttranquilo que as vezes dá raiva rsrs, queria que ele tivesse dito pra eu ir lá correndo, pra ele me ver, pra fazer outra ultra, sei lá, mas ele todo tranquilão acabou me deixando tranquila também.
Aí vem o outro médico, do novo plantão, aumentou a dose do ultrogestam pra 3 vezes por dia (eu aplicava duas), passou buscopam simples de 6 em 6 horas que segundo ele é um relaxante e segundo a bula e é pra evitar espasmos ou contrações nas partes sexuais, pélvicas e etc. Confirmei com meu médico e ele disse que tá tudo certo. Aí eu perguntei o que ele achava do descolamento, se tava sério, achando que ele ia dizer a mesma coisa dos outros, que era só repouso e tal, e ele: "Tá feia a coisa viu". Meninas sei não, esses médicos cada um diz uma coisa e deixa a gente cheia de dúvidas, perguntei sobre o repouso se tinha que ser super absoluto e ele disse que sim, aí eu imaginei que não podia nem andar mais, daí ele disse que repouso absoluto não é ficar amarrada na cama, que eu devo ficar deitada ou sentada mas posso fazer as atividades normais de casa, posso cozinhar desde que nao seja pra um batalhão, que só não devo pegar peso, fazer mudança, etc, cara, na boa, se ele disse que a coisa tava feia no mínimo o respouso tinha que ser sério né nao? daí o cara põe a maior pressão no descolamento mas diz que eu posso fazer minhas coisas normalmente... não entendi nada!
Enfim, tô com medo é claro, mas tentando ficar o mais tranquila possível. Na dúvida tô deitada o tempo todo, só levanto pra ir ao banheiro.Daqui a dez dias tenho nova ultrasson pra ver como está, ele me deu um atestado de 14 dias.
A parte boa é que na ultra vi meu pitoco (é como chamo meu bebê enquanto não sei o sexo), o médico era um amor e me mostrou ele um montão, tão lindo da mamãe... todo formadinho, bracinhos e perninhas se mechendo, dando altas voltas, cambalhotas, parecia que brincava nadando na piscina da casinha dele... ouvimos o coração a 177 bpm, muito rápido e forte! nunca o tínhamos visto desse tamanho, da outra vez e desta só tínhamos visto o pontinho inicial, agora ver um corpinho miniatura se mechendo não tem descrição, ficamos babando eu e o maridão. Fiquei muito aliviada em ver que ele tá bem, mas é estranho vc ver seu bebê correndo risco e ter que ficar com a cara pra cima esperando o tempo passar, mas Deus está no controle.
O tal médico doido disse que daqui a dez dias ele acha que o descolamento não vai ter diminuído ainda, ele acha pouco tempo, mas farei o controle de 10 em 10 dias mesmo. O médico da ultrassom mostrou que a placenta já está se formando. Enfim, tirando o fato do teto da casinha tá querendo desmoronar em cima do meu bebê o resto tá tudo indo bem, aff.
Bom, só posso pedir orações meninas, o remédio mais forte nesse momento vem de Deus. Sei que a situação inspira cuidados mas só de ter visto que meu bebê tá vivo e bem encheu meu coração de alegria e esperança.
Gostaria de saber de quem já passou por isso como foi o desenrolar, qual o tamanho do descolamento, quantos dias de repouso, enfim, só pra trocar experiências mesmo. Mas peço que só me falem das histórias de sucesso por favor, tudo que eu não posso agora é saber de histórias tristes.
Desde já agradeço a todas!! Beijokasssss :)