sábado, 26 de junho de 2010

CINCO SEMANAS DE UM MILAGRE...

POR FORA

FAZ BEM COMER...
Pelo menos três frutas por dia, além de legumes e verduras no almoço e jantar. Esses alimentos são ricos em fibras, que previnem a prisão de ventre, muito comum na gestação.
Fracione as refeições em seis a oito vezes ao dia, com pequenas quantidades, e mastigue devagar. Consuma alimentos com baixo teor de gordura e evite ingerir líquidos durante as refeições, para facilitar a digestão e evitar azia.

A carne é muito importante nesse período, por ser rica em ferro e proteínas. O ferro pode ser melhor absorvido se consumido com frutas ricas em vitamina C, como kiwi, laranja, limão, acerola, tangerina e abacaxi.

POR DENTRO
Saco Gestacional, a casinha do bebê

Meu Saco Gestacional

EU
Continuo não sentindo enjôos, nem sono, nem fome exagerados. Meus seis estão doloridos e inchados mas nada muito forte. A borra de café apareceu. Primeiramente como um chocolate quente, no dia seguinte umas gotinhas no vaso sanitário, quase nada. Sinto umas colicazinhas de leve, que segundo a médica são da implantação. Ainda sinto aquele medo que toda grávida sente no início, sempre que vou ao banheiro olho a calcinha pra ver se não houve nenhum sangramento... mas graças a Deus além da borra de café que é normal não há mais nada de estranho. Tenho procurado não pensar nessas coisas e manter o pensamento super positivo :)

O BEBÊ
No início desta fase o embrião tem a forma de um "disco" e no final da mesma ele tem a forma de uma "sola de sapato" (a região da cabeça é mais larga e maior que a região da cauda). Vasos sanguíneos secundários aparecem na superfície externa do envoltório embrionário (saco coriônico), que está literalmente imerso no revestimento uterino, dando seqüência à formação da futura placenta.

A idade do feto é de 3 semanas e o seu coração microscópico do seu bebê começa a bater nesta semana, muito embora ele não será detectável no ultrassom por algumas semanas, de forma que você tem que esperar um pouco mais de tempo para ouvir aquele som satisfatório (tutu-tutu) que você está tão ansiosa para escutar. Veja o que mais está em construção:

Com o batimento do coração, o sangue vai começar a circular por todo o corpo. O primeiro órgão do seu bebé estará instalado e funcionando!
O início do cérebro; os sistemas cardiovasculares, nervoso e reprodutor, assim como todos os outros grandes sistemas estão em curso.
A bolsa amniótica e a placenta (também conhecidos como hotel e o restaurante) ainda estão formando a este ponto.
Nesse período, o esqueleto do bebê está começando a ser formado.
Todos esse desenvolvimento de alta velocidade e seu bebê tem apenas 2 milímetros de cumprimento, aproximadamente o mesmo tamanho de uma semente de gergelim (veja da próxima vez que você estiver comendo um sanduiche, você não vai acreditar como é minúsculo!).

Fonte: http://saude.fok.com.br/gravidez/semana-5.html

6 comentários:

  1. Lelinha
    Que linda a mensagem que vç escreveu pro seu bebê, quase chorei de tanta emoção.
    Oh amiga, foram tantas ansiedades, choro, dúvidas, lutas e agora chegou sua vez...

    Ah como estou feliz por vç!!!
    Nem te conheço, mas sinto-me alegre, como se vç fosse uma grande amiga, que morasse perto de mim e que eu vejo todo dia kkkkkkkk.

    Olha quer uma opinião???
    Muda a carinha do seu blog, este fundo preto, não combina mais com o momento, ta precisando de uma cor mais alegre, afinal, um bebê vai enfim chegar.

    Curta, curta, curta muito cada momento.
    Bjs da sua amiga

    ResponderExcluir
  2. Olha realmente quando engravidamos mudamos e muito.
    Eu tb quando grávida, mudei radicalmente meu cardápio, me tornei uma pessoa bem mais saudavel, parei de andar de moto e meu marido, dirigia bem devagar.

    Achei lindo seu testemunho de andar mais devagavar de carro.
    Vç disse: " Pra que pressa se vç ja esta aqui"
    Que lindo.
    É um amor que vai sendo gerado dia apos dia, amamos quem ainda não conhecemos, que ainda não foi gerado, que coisa grande né...

    ResponderExcluir
  3. Amiga eu vou mudar sim, já tô em busca de um novo :D

    ResponderExcluir
  4. oI AMIGA, PARABPENS DE NOVO, QUE LINDOOOO!Quanto ao teu ticker, as letras tem um contorno preto e com esse fundo preto embaralha, entende??

    Realmente tá na hora de mudar...rsrsr Bjs a vocês 2.

    ResponderExcluir
  5. obg pelo coment amiga linda mais nova
    seu corpim é lindo..mega violão..kem dera eu ter engravidado assim magrinha..engravidei com 64..heeh ai ja viu ne..bolinha girl..rss
    parabéns d novo..estou mega felix por vc!!!

    ResponderExcluir
  6. Querida estava aqui relembrando minha gravidez de fat o medo é normal e neura tambem rsrs
    acho que toda gravida no fim é igual
    olha so de fato vale muito a pena tudo que passei , passaria por tudinho denovo , para ter esse bebe maravilhoso que tenho ...]
    Logi sera vc aqui escrevendo das noites mal dormidas e sono muito sono rsrs

    meus sintomas so comecaram na 7 semana , tomara que vc nao tenha enjoo rs

    amiga de sempre noticias desse bebe mais amado

    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário! Volte sempre!!! :D

Copa das Confederações

E em tempos de copa das Confederações cá estamos nós comemorando juntos, afinal amamos futebol! Vitinho já aprendeu a comemorar um gol, leva...