sábado, 29 de janeiro de 2011

Percentil 10? o que é isso? Chega de susto aff



Olá meninas...

Essa minha vida de gravidinha é sempre uma roleta russa viu, fala sério! Vim contar a última...

Fui fazer a primeira eco ontem toda serelepe porque ia ter meu primeiro contato visual com meu baby, ouvir o coraçãozinho, etc etc.

Até aí tudo bem, exame tranquilo, tum tum tum ok, tudo lindo e maravilhoso, perguntei milhões de coisas e o médico disse que estava tuuuuudo bem.

Fui pra casa feliz da vida e tal. Daí quando cheguei fui ler o laudo com calma e vem o susto, na conclusão além do texto normal tinha o seguinte:

"Saco Gestacional com volume abaixo do percentil 10"

Achei estranho porque nunca tinha ouvido falar nisso e na outra gravidez fiz 3 ecos e nunca apareceu nada disso. Daí fui pesquisar na internet...

O tal do percentil é tipo... vou resumir com um exemplo:

De 0 a 100 bebês 50 pesam 1 quilo com 20 semanas (o peso é só um exemplo tá? não sei quanto pesa um bebê de 20 semanas).

Mas a idéia é, se com 20 semanas entre 100 bebês 50 pesam 1 quilo, significa que 50% pesam 1 quilo, ou seja, seu bebê estaria na média.

Se um bebê de 20 semanas estivesse pesando mais de 1 quilo ele estaria acima da média, se esse valor se aproxima demais do 90 o bebê pode ser considerado obeso, isso pode indicar diabetes gestacional, etc.

Se o bebê estiver com peso abaixo de 1 quilo, significa que ele está abaixo da média, se o valor estiver muito próximo de 10, ele pode estar desnutrido, talvez não esteja recebendo os nutrientes necessários, etc. (mais comuns em mães que não se alimentam direito, ou que fazem uso de álcool, fumo, droga, etc).

Agora poxa, se perto de 10 já é preocupante, abaixo de 10 então é o que????

Claroqueeufiqueiloucané!

(GENTE SE ALGUEM TIVER COM PERCENTIL ALTERADO POR FAVOR NÃO TOMEM O QUE EU DISSE COMO REGRA, SÓ O MÉDICO É QUE PODE DIZER O QUE TÁ HAVENDO E O QUE FAZER OK???)

Eu tô comendo super bem, não tô bebendo álcool, não fumo, não uso drogas, durmo super bem, bebo água, não tenho diabetes... enfim, porque eu estaria com isso?

Já comecei a pensar que meu bebê não tava desenvolvendo direito, que podia perder de novo, enfim, por aí vocês imaginam...

Liguei pro meu médico e, como eu ouvi o coraçãozinho, ele disse que não tinha com que me preocupar que tava muito no começo pra medir essas coisas.

Mas eu sou terrível... fiquei angustiada, passei a noite tendo pesadelo, acordei as 7 e não consegui dormir mais...

Depois de ligar pra 500 milhões de lugares tentando um encaixe de ecografia consegui um pras 10:30 da manhã do outro lado da cidade, cheguei lá em meia hora, e foi meia hora de oração pelo caminho...

Lá, fui atendida por um anjo! sim, porque aquela médica arrancou do meu coração toda a angústia que eu estava sentindo.

Ela olhou o laudo já com uma cara de tipo "mas que merda é essa aqui?"... e me disse que esse negócio de percentil nem é levado em consideração no início da gravidez! que não entendeu porque o outro médico colocou isso no laudo... que isso só é levado em consideração quando a gravidez está bem mais avançada, nunca no início!

Sim, o meu saco gestacional estava pequeno, mas não porque não estava desenvolvendo e sim porque eu estou com 6 semanas e não 7 como pensei. Apesar da data da última menstruação dar a entender que eu estava com 7, minha ovulação tardia e meu ciclo maluco (que pirou um pouco depois do aborto) impedem que se faça uma conta segura se baseando apenas na data da monstra. O que ela viu foi que o embrião está de tamanho proporcional ao saco gestacional, e isso indica que está TUDO NORMAL (graças a Deus infinitas vezes) e que a única conclusão é que eu estou grávida de 6 semanas e não de sete.

Como o saco está de 6 semanas e o outro médico esperava que estivesse de 7, ele tacou lá que tava abaixo do tal percentil 10.

PUTA QUE PARIU!

Agora me diz, como é que uma pessoa faz isso com outra? ainda mais eu, que já sou traumatizada com esse lance de início de gravidez (só quem já perdeu um bb sabe do que eu tô falando)!

Gente, tem certas coisas que não se faz com uma grávida, e vindo de um médico, é absurdo total... se ia colocar isso lá porque não me disse logo o que era né? porque não me tranquilizou logo??...

E o meu médico tinha me recomendado antes a clínica que eu fui hoje por ter aparelhos melhores e por ele conhecer os médicos, e eu pra não ter que atravessar a cidade acabei fazendo em outra mais perto.

Como me arrependo!!!! Mil vezes tivesse atravessado o país! pra não ter as 12 horas de intensa angústia que eu tive!

Meninas, MUITO CUIDADO COM LAUDOS! e muito cuidado com o lugar onde vão fazer suas ecografias, procurem aparelhos de ponta, porque sinceramente o que eu passei não desejo pra ninguém!!!

Graças a Deus está tudo bem, o Senhor me segurou pela mão e me encaixou numa clínica super difícil de encontrar vaga, e num sábado de manhã! Só Deus mesmo, pra acalmar meu coração! Tem um exército de anjos acampados do meu lado! e em nome de Jesus nada vai me impedir de ter meu sonho realizado, meu filho! forte, saudável, no meu colo, mamando... e do meu lado pro resto da minha vida!!

Eu quase não ia postar sobre isso, porque foi muito desgastante e eu não queria repetir a história toda, mas achei que seria importante pra alertar vocês, pra vocês nunca se deixarem levar por esses laudos que ninguém entende nada e os médicos não explicam direito! Tenham fé e confiem em Deus sempre! pois Ele foi que tirou toda a angústia do meu coração!!

Muito obrigada meu Deus!!

Um forte e carinhoso abraço a todas vocês!!

8 comentários:

Anjinho disse...

Que sufoco viu amiga!
Mas o bom de tudo é que no final, tdo deu certo.
bjokas!

Viviane Alves disse...

Oie, passei por aqui e já estou te seguindo...
Achei seu blog muito fofo e conheci um pouco da sua história, aos poucos vou lendo mais.
Qdo tiver um tempinho, passa lá no meu http://viviass.blogspot.com/
e conheça a minha tb!
Tenha um ótimo domingo, bjs

Rosi disse...

Lelinha, querida

Enttendo perfeitamente seu nervosismo, mas se isso te consola ou serve de aprendizado, vai se acostumando em sempre questionar o resultado dos exames.

Durante minha gestação (que por sinal está no finalzinho - 38 semanas) já tive resultados de aumento do líquido amniótico, rins do bebê dilatados, entre outros sustos. Mas foi só realizar outro exame para que tudo estivesse ok.

Portanto, minha querida, nem sempre é motivo de ficar desesperada mesmo. Acalme seu coraçãozinho e tenha fé que tudo vai dar certo.

Bjs enormes

O lord da diva disse...

Ai amiga reeeeeeelaxa! kkkkkkkk
ai jesus me vi grávida agora quando li isso rs
eu era assim, a gente fica bem apreensiva depois de perder um bebe né flor. Te entendo perfeitamente..
Mais relaxa da pra ver o quando vc é super cuidadosa , come direitinho e tudo :) esse bebê vai vim lindooo saudavel e cheio de saúde :D
beijinhos nossos

Marina* disse...

Que coisa amiga, mais graças a Deus tudo está bem ;)
Beijos

rosana disse...

"Aqueles que levam a preciosa semente chorando,voltará com alegria cantando e com sua benção nas mãos"...bjinhos com carinho."

♥ F ♥…aça sua vida valer a pena
♥ E ♥…scute sempre seu coração
♥ L ♥…ute pelo seus objetivos
♥ I ♥…gnore o que te faz mal
♥ C ♥…entralize suas metas
♥ I ♥…dealize seus sonhos
♥ D ♥…ê mais de você a você mesmo
♥ A ♥…me quem te ama
♥ D ♥…eixe de lado as coisas ruins
♥ E ♥…spere com Fé
♥ S ♥…eja feliz!!!

A. Alves disse...

Que angústia não? Se temos uma experiencia traumatica antes já ficamos sugestionadas e aí parece que tudo copera para dar mais medo ainda. QUerida fica bem, vai dar tudo certo. Eu entendo vc totalmente. Fico pilhada com cada exame que faço ou qq coisa que me falam.

Beijos no coração.

♥ Fabíola (Bi). disse...

Como é que vcs estão querida?
Eu estou preocupada.. Dê noticias tá bom?
Nem que seja pra dizer que ta vomitando e dormindo 23hrs por dia :D

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário! Volte sempre!!! :D

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?