quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Tô com um Descolamento Retrocoriônico...

Pra introduzir, na idade gestacional que eu tô ainda não existe placenta, existe o córion que vai se transformar em placenta em breve. Um descolamento retrocorionico é um descolamento desse córion, equivale a um descolamento de placenta.


Oi amigas, as notícias são chatinhas... mas antes que vcs tenham um treco tá tudo bem ok?

Ontem no final da tarde, umas 17:30, tava no trabalho e senti a calcinha molhando, achei que tava fazendo xixi na roupa, fui ao banheiro e era uma água rala, não dava pra identificar, achei que era xixi mesmo, aproveitei pra fazer mais xixi e desceu sangue, ralo, fino meio rosa, mas dava pra ver que era sangue. Meu vestido tava manchado, corri pro hispital.

O primeiro médico que me atendeu disse que sangramento no primeiro trimestre era super comum, que eu ficasse tranquila já que não estava sentindo cólicas pois sangramento com cólica é que dá mais medo. Ele tava terminando o plantão e me pediu uma ultra de emergência que evidenciou o descolmento.

O médico da ultrasson disse que é um descolamento pequeno, que não há o que fazer a não ser ter muito repouso. Perguntei o que causa isso, pois eu nao tinha feito nada, não peguei peso, nem nada, ele disse que não precisa fazer nada, que pode acontecer, é da natureza e tal.

Meu GO por telefone disse que eu não ficasse tensa porque a tensão piora e faz contrair o útero, que continuasse com o ultrogestam e repouso, que daqui a dez dias é pra fazer outra pra ver como está o descolamento. Dr. Ciro é tão ttranquilo que as vezes dá raiva rsrs, queria que ele tivesse dito pra eu ir lá correndo, pra ele me ver, pra fazer outra ultra, sei lá, mas ele todo tranquilão acabou me deixando tranquila também.

Aí vem o outro médico, do novo plantão, aumentou a dose do ultrogestam pra 3 vezes por dia (eu aplicava duas), passou buscopam simples de 6 em 6 horas que segundo ele é um relaxante e segundo a bula e é pra evitar espasmos ou contrações nas partes sexuais, pélvicas e etc. Confirmei com meu médico e ele disse que tá tudo certo. Aí eu perguntei o que ele achava do descolamento, se tava sério, achando que ele ia dizer a mesma coisa dos outros, que era só repouso e tal, e ele: "Tá feia a coisa viu". Meninas sei não, esses médicos cada um diz uma coisa e deixa a gente cheia de dúvidas, perguntei sobre o repouso se tinha que ser super absoluto e ele disse que sim, aí eu imaginei que não podia nem andar mais, daí ele disse que repouso absoluto não é ficar amarrada na cama, que eu devo ficar deitada ou sentada mas posso fazer as atividades normais de casa, posso cozinhar desde que nao seja pra um batalhão, que só não devo pegar peso, fazer mudança, etc, cara, na boa, se ele disse que a coisa tava feia no mínimo o respouso tinha que ser sério né nao? daí o cara põe a maior pressão no descolamento mas diz que eu posso fazer minhas coisas normalmente... não entendi nada!

Enfim, tô com medo é claro, mas tentando ficar o mais tranquila possível. Na dúvida tô deitada o tempo todo, só levanto pra ir ao banheiro.Daqui a dez dias tenho nova ultrasson pra ver como está, ele me deu um atestado de 14 dias.

A parte boa é que na ultra vi meu pitoco (é como chamo meu bebê enquanto não sei o sexo), o médico era um amor e me mostrou ele um montão, tão lindo da mamãe... todo formadinho, bracinhos e perninhas se mechendo, dando altas voltas, cambalhotas, parecia que brincava nadando na piscina da casinha dele... ouvimos o coração a 177 bpm, muito rápido e forte! nunca o tínhamos visto desse tamanho, da outra vez e desta só tínhamos visto o pontinho inicial, agora ver um corpinho miniatura se mechendo não tem descrição, ficamos babando eu e o maridão. Fiquei muito aliviada em ver que ele tá bem, mas é estranho vc ver seu bebê correndo risco e ter que ficar com a cara pra cima esperando o tempo passar, mas Deus está no controle.

O tal médico doido disse que daqui a dez dias ele acha que o descolamento não vai ter diminuído ainda, ele acha pouco tempo, mas farei o controle de 10 em 10 dias mesmo. O médico da ultrassom mostrou que a placenta já está se formando. Enfim, tirando o fato do teto da casinha tá querendo desmoronar em cima do meu bebê o resto tá tudo indo bem, aff.

Bom, só posso pedir orações meninas, o remédio mais forte nesse momento vem de Deus. Sei que a situação inspira cuidados mas só de ter visto que meu bebê tá vivo e bem encheu meu coração de alegria e esperança.

Gostaria de saber de quem já passou por isso como foi o desenrolar, qual o tamanho do descolamento, quantos dias de repouso, enfim, só pra trocar experiências mesmo. Mas peço que só me falem das histórias de sucesso por favor, tudo que eu não posso agora é saber de histórias tristes.

Desde já agradeço a todas!! Beijokasssss :)

12 comentários:

  1. Olá, fique tranquila minha prima teve deslocamento de placenta ela fez repouso absoluto não podia fazer nada, acho que ela ficou 30 dias de repouso. E hoje meu afilhado está aí lindão e grandão. Bjs

    ResponderExcluir
  2. oi flor...tbm concordo com vc, fique em repouso sim, por via das duvidas, cuidados nunca sao demais neh...mas tente ficar calminha.tbm tive que ficar em repouso no inicio da gravidez, por causa de um sangramento...

    Eh uma delicia ver nossos bebezinhos em nosso ventre neh, DEus eh muito poderoso, esta relizando seu milagre, assim como realizou o meu

    mil bjinhos

    ResponderExcluir
  3. querida,
    eu tive.

    nao na gravidez que nao deu certo, foi nessa mesmo. Tive duas vezes, com 6 e 10 semanas. No descolamento de 6 semanas, era um buraco maiorzinho, até pq o saco gestacional e o baby ainda eram mto pequenos, entao proporcionalmente a coisa era mais complicada. Fiz uma semana de repouso relativo e, com 7, outro ultrassom, que evidenciou que o problema tinha acabado. Nessa ocasiao, eu tinha perdido sangue e tinha algumas cólicas. Tomei ultragestan um vez só por dia (200mg) e buscopan composto só pro caso de ter dores.

    Aí, mesmo com o problema resolvido, segui com a medicacao. Pra minha surpresa, com 10 semanas, tive um instinto de ir ao médico (nao tive sangramento ou cólica, NADA). Fui pro hospital, inventei uma dor e pedi ultra. E pimba, tava lá outro descolamento. Dessa vez era menorzinho e, assim como vc, eu pude ver o baby todo formadinho, um amor. Os médicos me acalmaram, mandaram seguir a medicacao inicial e mais repouso. Fiquei dez dias como vc: deitadinha, só levantando pra ir ao banheiro, mas cheia de esperanca e alegria (nunca me esqueco daquela mini-pessoa no ultrassom!). Com 11 semanas e meia, outro ultra e pronto! Descolamento tinha sumido e eu já tava fora de risco! E o baby já tava grande o suficiente, a placenta pronta, tudo certo!

    E essa é uma história com final feliz! Hj estou com 26 semanas, bb mexendo na barriguinha, tudo certo.

    Realmente, o importante é vc manter a calma e acreditar que tudo vai ficar bem! Claro, se precisar chorar, chora mesmo. Mas dps levante a cabeca e siga acreditando!

    To aqui torcendo mto por vc, viu?

    qquer pergunta que quiser fazer, me fala!

    bjos, espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  4. Oi Lelinha!!!
    No meu caso estava com 11 semanas de gravidez e lavando a área aqui de casa quando escorreguei e fui direto pro chão!Caí de lado e dois dias depois começou um sangramento mais forte do que vc comentou,aqui na minha cidade fui correndo fazer uma ultra e os 2 médicos que têm o aparelho de US estavam de férias,fui em um terceiro(que não atendia o convênio)e consegui um encaixe(tbém era seu último dia de atendimento)ele viu meu bebê,ouviu o coração que tbém estava batendo forte, e NÃAO VIU O DESCOLAMENTO DA PLACENTA,PODE????Não me passou nenhum remédio e nem repouso,disse que sangramentos eram muito comuns no começo da gravidez,não pediu repouso e disse que estava tudo ok!Mesmo eu dizendo que havia caído ele disse que provavelmente o sangramento não foi pela queda!Resultado??Dois dias depois (ainda com sangramento,só que dessa vez um pouco mais forte)fomos para outra cidade,fiz outro US no hospital da Unimed e Claro,estava SIM com descolamento de placenta.Mas graças a Deus o Bebê estava bem e forte!O tamanho do descolamento era de 1,2 cm e o bebê tinha 4 cm mais ou menos,(ou mm,não lembro bem,rsrsr)passei a usar os mesmos remédios que Vc está usando e fiz SIM REPOUSO ABSOLUTO!SÓ levantava para ir ao banheiro(é um tédio,vc vai ver,rsrsr)mas acho que foi isso que ajudou a sarar o edema!Depois de 15 dias,fiz outra US e deu tudo ok,nem sinal do descolamento!Fique tranquila,repouse bastante,Não faça nada e qualquer desconforto vá rapidinho ao médico!
    Eu fiquei mais ou menos 1 semana ainda com sangramentos e era terrível toda vez que ia ao banheiro...Hoje estamos de 21 semanas e o Gustavo não pára de mecher!!!É uma delícia ,logo logo vc vai ver!!

    Bjussss,té!

    ResponderExcluir
  5. Fica tranquila amiga!!! Deus está no controle da tua vida! Ele vai segurar o teu bebê aí dentro do teu forninho pelo tempo necessário para ele vir a esse mundo com muita saúde...Por via das dúvidas, repouso total!!! Bjs!!!

    ResponderExcluir
  6. oi querida ...não fik com medo...a prima do meu marido aconteceu a mesma coisa com...o segredo é repouso absoluto....tem que se cuida e naõ carregar peso heim....bjinhos vou orar por vc.

    ResponderExcluir
  7. Minha linda fiquei muito preocupada com voces, fazem tudo certinho o que o medico mando táa, estou aqui orando por voces e que muita saudade ;)
    Muitos beijos!

    ResponderExcluir
  8. Amiga REPOUSO, REPOUSO E REPOUSO pelo amor de Deus, nada de trabalhar e nada de fazer esforços em casa hein.
    Tô torcendo por vc.
    Deus é o médico dos médicos, tá tudo nas mãos de Deus.
    Se cuida amiga.
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Vai dar tudo certo... fique bem quietinha... aproveite esses dias e descanse MUITO....
    bjs

    ResponderExcluir
  10. eu tou gestante , e tou com 7 semanas e tou com pequeno descolamento e tou com um pouco de medo mais , depois q lir o q vc escreveu mim sinto mais aliviada ,valeu que deus ilumine tds os passos da sua familia e do seu bebê

    ResponderExcluir
  11. Em primeiro lugar amiga ja passei por isso como vc creio que seja sua segunda gestaçao depois de um aborto espontaneo como eu,bem eu tenho uma filha hj de 7 anos julia linda perfeita tive hemorragia retrocotionica no inicio, bem em primeiro lugar deixa essa ansiedade passar respire e saiba que vc pode e ira gerar um lindo bebe, energize se d ecoisas boas e pare de pensar o tempo todo na gestaçao... se ame e creia que a vontade de Deus esta acima de tudo...sua vontade de ser mae esta atrapalhando vc...calma nao pense em nada pense como antes de ser mae vc e forte e saudavel...seu pensamento no bebe com ansiedade acaba atrapalhando...fortaleça vc e ele se fortalecerá. A quanto ao repouso evite esforços se possivel, mas companias, falar do assunto com pessoas que possam te deixar mais ansiosa, eu fiquei so indo mesmo do banheiro pra cama e pro medico...e fui tambem a uma nutrologa para melhorar minha alimentação.Relaxe a mente tambem faz parte do repouso e assita filmes felizes. bjs boa sorte ass ;sonia

    ResponderExcluir
  12. estou com 6 semanas e descobri depois de um sangramento que estava com tres areas de descolamento,estou muito tensa,tentando me acalmar.o medico disse que eu tivesse repouso,mas nao me passou nenhum remedio,irei ver outra medica e ver o q me diz,nao tenho quem me ajude em nada de afazeres de casa,a nao ser minha filha de 6 anos,meu marido trabalha e so chega a noite,entao ele faz o possivel.estou mais confiante depois que li seus comentarios.Precisamos de muitasoraçoes eu e meu bebe,sei que posso contar com todas vcs ok.DEUS NOS ABENÇOE E NOS CAPACITE A CADA DIA MAIS.AMEM...

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário! Volte sempre!!! :D

Copa das Confederações

E em tempos de copa das Confederações cá estamos nós comemorando juntos, afinal amamos futebol! Vitinho já aprendeu a comemorar um gol, leva...