segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Vítor e a Icterícia Neonatal

Para quem não sabe o que é Icterícia, segue uma breve explicação:

A icterícia é provocada pelo excesso de bilirrubina no sangue, que faz com que o bebê fique com a cor da pele e dos olhos amarelada. É bem comum nos recém nascidos e o tratamento geralmente é feito através de banho de sol, cerca de 15 minutos por dia, pois a luz do sol ajuda a metabolizar a bilirrubina e ela é eliminada pela urina e pelas fezes. Não é nada grave mas se não tratada pode causar complicações futuras, portanto ao menor sinal de icterícia procure um médico.

Quem quiser mais detalhes pode achar aqui e também aqui

Pois é, o Vítor nasceu num sábado e teríamos alta na segunda. Na segunda pela manhã a pediatra da maternidade me jogou um balde de água fria quando disse que não poderíamos ir embora porque o Vitinho estava com um quadro de Icterícia. Eu já tinha ouvido falar em icterícia e sabia que era comum em recém nascidos, mas estranhei ele ter que ficar internado por causa disso, afinal não era só dar banho de sol??

Mas não é tão simples assim gente, a icterícia só é tratada com banho de sol quando é bem fraquinha, mas a do Vítor estava bem forte. Tipo, se a taxa aceitável era de 13 a dele estava em 18... Com taxa de 14 a 15 daria pra tratar com banho de sol, mas acima disso teria que fazer Fototerpia, o polular "banho de luz" pois segundo a médica com banho de sol a taxa demoraria demais a abaixar. Já o tratamento com fototerapia é mais intenso e assim ele eliminaria a bilirrubina em excesso mais rapidamente. Olha como ele estava amarelinho:
Notaram como a cabeça e o peito estão bem mais alaranjados que as perninhas???

Pois é, sendo assim o Vítor teve que ficar em baixo de luz ultra-violeta o máximo de tempo possível, usando só fralda e um óculos pra proteger os olhinhos. Nossa, deu uma peninha enorme, olha só na foto:

Pior de tudo era ele ter que fazer exame de sangue quase todo dia pra ver se a taxa havia abaixado. Na terça fez exame e a taxa ainda estava em 17. A pediatra disse que em um dia ela não abaixaria o suficiente para dar alta, então nem faria exame na quarta pra não furar o bichinho em vão e consequentemente nada de alta na quarta. Na quinta foi feito um novo exame, eu achando que estaria em 15 pelo menos e ainda estava em 16. A pediatra disse que com menos de 15 ela não arriscaria dar alta. Eu caí no pranto...

Nossa foi horrível! Eu me preparei pra ir para a maternidade ter meu bebê e pronto. Ficava sonhando em voltar com ele nos braços para estrear o quartinho que preparei com tanto carinho, doida pra inaugurar tudo, os kits, as roupas, enfim, querendo curtir a realização do meu sonho, e de repente me vi ali no hospital sem poder ir embora... e outra, eu nem podia cuidar dele direito, pois ele tinha que ficar o tempo todo no banho de luz, nem podia ficar com ele no colo enchendo de carinho como eu tanto desejava. A sorte é que a maternidade do Hospital Anchieta é maravilhosa (falarei dela em outro post) e montou o banho de sol dentro do quarto comigo. Enfim, foi terrivel viu, só não fui embora na marra porque a saúde do meu filho estava em primeiro lugar, mas que deu vontade deu rsrs.

Na sexta a taxa estava em 15, a pediatra disse que já dava pra dar alta mas ela ainda preferia dar mais um dia de banho de luz e dar alta no sábado, mas deixou pra eu resolver. Mesmo doida pra ir embora resolvi ficar, se era bom pro Vitinho tudo bem, e assim, no sábado de manhã ela veio quase aos pulos de alegria avisar que a taxa estava em 14 e finalmente poderíamos ir pra casa sem nos preocupar pois com essa taxa dava pra tratar o resto com banho de sol. Nossa, que alegria! saí de lá como se estivesse saindo de uma prisão!!

O restante do tratamento foi com banho de sol mesmo. Me mandaram dar banho de uma erva chamada Picão. Perguntei pra pediatra e ela disse que não havia nenhuma comprovação científica de que o banho de picão curava icterícia, mesmo porque o banho é por fora e a bilirrubina está no sangue, ou seja, não era o caso de "lavar a pele pra sair o amarelado" rsrsrs. O que a pediatra deixou BEM CLARO é que EM HIPÓTESE NENHUMA eu deveria dar o chá para ele beber (muitos me falaram pra fazer isso), pois ela já havia atendido várias crianças com convulsão por causa de chá de picão. Chá é algo perigoso para o recém nascido, por isso, cuidado!!! Eu nunca dei chá de nada pro Vitinho até hoje e nem pretendo dar tão cedo...

Acabei nem dando o banho de picão, tratei só com o banho de sol mesmo e muitas mamadas, pois quanto mais ele mamava, mais fazia xixi e cocô e assim ia eliminando a bilirrubina.

Vítor ficou quase o primeiro mês inteiro amarelinho, clareando aos poucos, mas depois ficou ótimo, olha só:

Bom meninas, essa foi a minha experiência com a icterícia. Achei importante compartilhar já que é algo tão comum em recém nascidos, para que se caso alguma de vocês passe por isso não se desespere. É só seguir o tratamento direitinho e ter paciência que tudo dá certo!

Um beijo enorme e até mais! :D

4 comentários:

  1. Ah meu Deus, que tudo corra bem, em nome de Jesus, esse fofo ;)
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. A Isabelli tambem teve q tomar um dia de banho de luz... eu chorei o dia todo... ela tb ficou no quarto e nao poder pegar foi muito duro pra mim....
    Mais graças a Deus hj e tudo muito moderno e eles estao bem ne
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Lelinha, que saudade que dá de ver um bebê assim, tão pequenino. A minha já esta crescendo.
    Parabéns pela princess.
    Vim avisar nos blogs que vai rolar sorteio no meu que logo logo completa 1 ano.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. To com o meu Arthur na foto, eh ruim pq nem a mama posso oferecer a ele, 24h aem dar de mamar e vem mais 24h pela frente, Deus me ajude, seu Vitinho eh lindo, parabens , mais saúde a vcs .

    Bjos Jehsil

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário! Volte sempre!!! :D

Copa das Confederações

E em tempos de copa das Confederações cá estamos nós comemorando juntos, afinal amamos futebol! Vitinho já aprendeu a comemorar um gol, leva...