quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Detalhes da Decoração do Chá - parte 2 - O LIVRO DE MENSAGENS



Olá fofíssimassssssss!!! Como prometido, aí está o livro de mensagens que fiz pro chá de fraldas do João Vítor. Ele reuniu diversas mensagens carinhosas dos amigos e familiares presentes e pode ser dividido em várias etapas, chá de fraldas, nascimento, etc. Eu recomendo, pois é uma delícia depois do chá relaxar e ler mensagens tão carinhosas, é uma energia super positiva que guardamos pra sempre e tenho certeza que meu filho vai adorar ler essas mensagens um dia.

Bom, vamos ao livro! Aqui temos ele pronto, gente, ao vivo é mais fofo ainda, e apesar de tantos detalhes quase não dá trabalho, acho que levei umas 3 horinhas só pra terminar.

Comprei um caderno brochura (aquele que não é de arame) com folhas lisas (sem as linhas)igual a esse aí de baixo, custou R$ 8,00.



Usei o mesmo tecido azul das letras, você abre o caderno, deita em cima do tecido e recorta o tecido deixando uns 3 dedos de sobra pra borda.

Escolha qual será a parte do tecido que ficará na frente do caderno e marque com fita durex a área onde ficará o nome do bebê. Você pode fazer um quadrado com a fita apenas pra orientar na hora de bordar o nome.

Feito isso, leve numa loja dessas que mexe com bordados, geralmente em shopping tem alguma, essas que bordam frases em camisas, bonés e etc. Daí vc manda bordar o nome do bebê com uma linha de cor que combine com o tecido. O prazo de entrega depende da loja, o meu foi entregue no dia seguinte e custou R$ 5,00.

Com o tecido em mãos, passe cola na capa do caderno pelo lado de fora, espalhando com o dedo, não precisa passar muita, passe primeiro na capa de trás, em seguida coloque o caderno sobre o tecido (é mais fácil do que colocar o tecido sobre o caderno, pq vc forra o tecido na mesa, mira a posição e deita o caderno), daí vc acerta o tecido com os dedos esticando bem.

Depois vc passa cola no meio e depois na capa da frente e estica cuidadosamente o tecido em cima, espalhando com os dedos e esticando bem. Deixe as bordas soltas por enquanto.

Enquanto o tecido vai secando vc vai cortando as fitas de enfeite. Eu usei bico (esse branco), sianinha (a azul escura e azul clara) e uma outra que eu não sei o nome, é essa que ficou na vertical no canto direito, onde tem uns lacinhos, essa é a ideal pra ficar de lado porque tem essas aberturas que dá pra colocar as fitinhas. Vejam o detalhe da fitinha:





Existem uma infinidade de fitas, sianinhas e bicos dos mais diversos modelos e cores, mas quando for escolher lembre-se de perguntar se a fita prega com cola, pois algumas fitas vc enche de cola e ela não fixa de jeito nenhum, por isso recomendo as sianinhas, vc passa pouca cola e elas grudam que é uma beleza. O bico também colou fácil.

A partir daí é com vocês, a posição e a combinação das fitas vai do gosto de cada uma. Você pode ir encostando uma na outra, vendo se combina, vendo a posição e o espaço que deixará entre elas. Eu fiz assim ó:





Você cola as fitas dando a volta no caderno, deixando uma bordinha igual vc fez com o tecido. Olha como fica atrás:



Depois disso, você recorta todas as bordas juntas, deixando finas, de modo que quando você dobre pra parte interna do caderno fique da espessura de um dedo. Feito isso, cole todas as bordas como se estivesse encapando um livro. Não se preocupe com o acabamento pois vamos cobrir a ponta das bordas com a primeira folha branca do caderno. Veja só:



Você vai pegar a última folha e colar em cima das bordas igual na imagem acima. Veja o detalhe da dobra por baixo da folha branca:



Veja também como fiz no meio do caderno, perto das folhas. Note que o tecido vai estar inteiro e no meio vc não conseguirá dobrar por causa das folhas, então apare esse pedacinho do meio e faça uma dobra pra dentro bem pequena, veja na foto:




Depois disso você pode colar sianinha pra dar o acabamento interno:





Pegue pedaços de fita e amarre igual a imagem abaixo, é o acabamento lateral:



No espaço vago da frente eu coloquei adesivos usados em scrapbook, vc encontra em papelarias ou casa de artesanato. Como o adesivo não gruda direito em tecido eu colei com cola super bonder, ficou ótimo e nunca caiu. Tem uns adesivos como o meu que são grossos, ficando em alto relevo. Você também pode colocar flores de for menina, bichinhos, algo que lembre a decoração do quarto, enfim, o que você quiser.



Depois de pronto eu pulei a primeira folha e colei um texto de abertura, no meu caso um texto sobre meninos que está no post anterior a este. Mas você pode escrever um texto próprio seu e/ou do papai, enfim, é algo pessoal pra abertura do caderno e obviamente é opcional.



Na página seguinte colei o convite, pra representar o início das mensagens do chá de fraldas, e também para guardá-lo de lembrança.



Na página seguinte começaram as mensagens:





É isso meninas, qualquer dúvida é só deixar comentário ou mandar e-mail. Beijosssssssssssss!!!

4 comentários:

Eloise disse...

Lelinha
Obrigada, obrigada, obrigada.
Nossa vç é muito prendada, estou salvando todas estas dicas, pra quando eu tiver meu bb, poder fazer também, fica mais barato, sem contar o prazer de poder fazer td.
Que capricho.
Obrigada amiga.
Bjkas

Lelinha disse...

Ow querida é um prazer poder dividir isso com vcs! Gostaria de ter feito isso antes mas só agora to tendo tempo. Hj vou postar as fotos do wuartinho tá? bjssss

Stella disse...

Amei... amei... amei.... vou fazer!!!
Obrigada por colocar tão detalhado
bjs

Anônimo disse...

vovó feliz de Salvador disse...

Achei a idéia sensacional e vou passar para minha nora fazer no chá de fraldas de Gustavo ( Gugu ) que será no dia 1 de outubro! Felicidades.

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário! Volte sempre!!! :D

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?