terça-feira, 2 de setembro de 2008

A PROLACTINA

Como já disse antes, minha Prolactina deu alterada. A taxa normal fica entre 0 a 25 ng/ml.

Abaixo seguem informações sobre a Prolactina, pelo Dr. Geraldo Santana, médico endocrinologista, tiradas de uma das minhas pesquisas:
http://www.endocrinologia.com.br/html/prolactina.htm


O QUE É PROLACTINA?
A prolactina é um hormônio produzido pela glândula hipófise, que estimula a produção de leite pela mama no período da amamentação.

O QUE É A HIPÓFISE?
É uma glândula do tamanho de uma ervilha, localizada na base do cérebro logo atrás dos olhos numa região chamada sela túrcica. Além da prolactina, ela produz vários outros hormônios que estimulam o crescimento, a contração do útero, o volume da urina e controla o funcionamento de outras glândulas endócrinas como a tireóide, a supra-renal, os ovários e os testículos.

O QUE CAUSA A PROLACTINA ELEVADA?
Durante a gestação e amamentação é normal o aumento da prolactina. Fora destes períodos, se a dosagem de prolactina no sangue estiver elevada, pode ser o indício de algum problema. Entre as causas mais freqüentes dessa elevação são o hipotireoidismo não controlado, o uso de alguns medicamentos, estresse, ovário policístico e tumores benignos da hipófise. Atualmente, exames como a tomografia computadorizada e a ressonância nuclear magnética têm sido muito utilizados pois permitem o estudo da hipófise e contribuem para o diagnóstico. Em alguns casos, entretanto, apesar do nível do prolactina estar elevado, pode não ser possível identificar uma causa orgânica.

QUE SINTOMAS PODE APRESENTAR A PESSOA COM PROLACTINA ELEVADA?
Mulheres podem apresentar galactorréia (secreção de um líquido leitoso pela mama), alterações do ciclo menstrual, dor de cabeça, alterações visuais, diminuição do apetite sexual e infertilidade. Homens podem apresentar diminuição do apetite sexual, impotência, dor de cabeça, infertilidade e alterações visuais. Algumas vezes, o aumento da prolactina pode não manifestar nenhum sintoma.

O QUE É BIG PROLACTINA OU MACROPROLACTINA?
É um tipo diferente de prolactina, presente em alguns indivíduos, que causa um aumento nos resultados dos exames de prolactina, mas é uma situação benigna, que não causa sintomas e não necessita de tratamento. A dosagem da big-prolactina permite o esclarecimento desta condição.

E COMO É O TRATAMENTO?
O tratamento depende da causa e geralmente é clínico. Na maioria das vezes, o uso de medicamentos permite um controle adequado, até mesmo em casos de prolactinomas (tumores produtores de prolactina). Eventualmente, entretanto, pode ser necessário o tratamento cirúrgico ou com radioterapia.

* * * * *

Também fiz dezenas de pesquisas no http://www.e-familynet.com
Recomendo esse site porque lá existem centenas de fóruns sobre todos os assuntos possíveis, muito interessante pra nós, "treinantes", como eles costumam chamar as futuras mamães. Daqui a oito dias será a minha consulta. Continuo aguardando. E pesquisando...

22 comentários:

  1. oie a minha prolactina deu 65,0 gostaria de saber se posso estar grávida, minha menstruação não vem desde o dia 5 deste m~e de Março, os meus seios estão muito grandes, será que pode ser uma gravidez?

    ResponderExcluir
  2. Querida, há as duas possibilidades. Quando a mulher está grávida a prolactina sobe mesmo, pois é o hormônio estimulante do leite materno. Por outro lado quando a prolactina sobe os seis podem aumentar e as vezes até escorre um pouco de leite, mesmo se a mulher não está grávida. Seria bom vc fazer um teste pra saber se é bebê, pois se não for vc precisa ver com um endocrino o motivo da subida da prolactina pra ele te passar um remedinho pra baixar ok? Beijokass

    ResponderExcluir
  3. oi minha prolactina deu 60 sera que vou ter que tomar remedio o resto da minha vida .

    ResponderExcluir
  4. Oi, minha prolactina tava em 60,00 ng/ml à dois meses atras, minha GO me passou DOSTINEX e a prolactina baixou para 37,10 ng/mL, agora fiz um novo exame e aumentou para 55,50 ng/mL. ( tive relação varias vezes sem camisinha. Essa alteração pode ser inicio de uma gravidez?

    ResponderExcluir
  5. Oi Laís, olha só o Dostinex funciona super bem e mantém a prolactina baixa. Se você está tomando direitinho e ela voltou a subir oode ser gravidez sim. Se vc estiver com a menstruação atrasada faz um teste de farmácia (o CONFIRME é bom e barato) e se der positivo suspenda o uso e procure o médico tá? Beijokassss :)

    ResponderExcluir
  6. Descubri ontem que estou com a prolactina alta 20,16, não estou grávida. Sinto dor de cabeça o dia todo (acordo e durmo sentindo dor), não tenho desejo sexual, não tenho ãnimo pra nada, só faço dormir,não estou me alimentando bem, meu mau humor está nas alturas,ultimamente estou com a visão ficando embassada.Gostaria de saber, quanta importancia devo dar a essa situação, pois tenho que aguardar ainda mês que vem para ir ao endocrinollogista.

    Leila.
    No aguardo de uma resposta urgênte, antes que eu fique doida.

    ResponderExcluir
  7. Leila, não entendi a taxa da prolactina. Tá 20? 16? Bom, não há nada que vc possa fazer quanto a esses sintomas, eles só passam quando a prolactina abaixa, e isso só com o remédio. Se vc conseguir adiantar a consulta ótimo, caso contrário não há muito o que fazer. Quanto a ausência de desejo, é normal, inclusive secura vaginal também, o que vc resolve usando lubrificante tipo KY se quiser tentar, talvez ajude a relaxar e melhore o mau humor. Vista embassada eu não tive, e dor de cabeça acho que um comprimido normal resolve, tipo Neozaldina. No mais é aguardar amiga, só o remédio pode resolver de vez essa situação. Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Estou à 3 meses e meio sem menstruar..... vivo tendo atrasos....fiz alguns exames q minha GO pediu e minha Prolactina deu 88 e o Estradiol está baixo......será q ainda poderei engravidar??? Existe tratamento pra isso.....
    Minha consulta será dia 06/10/10 e estou muito ansiosa pra saber sobre esses resultados, acho q até lá eu endoido, pois quero muito ter outro filho, o meu já tem 14 anos.

    Aguardo uma resposta

    Bjks

    Andréia

    ResponderExcluir
  9. oi,meu nome é denise,gostaria de tirar uma duvida,descobri que tinha prolactina alta ela chegou a 76 foi para 2,80 com dostinex,a doutora pediu para eu suspender por três semana,repeti o exame e subiu para 8,95,meu deus agora tenho que esperar uma semana para a pròxima consulta,será que posso tomar a metade do dostinex para não subir mais ou melhor esperar tenho medo de subir muito e retardar mais ainda o sonho de sr mãe.beijos me responda por favor.

    ResponderExcluir
  10. Oi Denise! Olha só, a prolactina não sobe assim tão rápido não. Se vc suspendeu o uso do Dostinex e em 3 semanas ela subiu só pra está com 8,95 tá tranquilo, porque se ela for até 22 ou 24 ainda tá dentro da normalidade, então como vc tem consulta em uma semana pode continuar sem tomar o dostinex que ela não vai subir muito não tá? Vai tranquila que tá tudo bem :) Outra coisa, a prolactina não vai te impedir de engravidar, é só você continuar o tratamento direitinho que ela vai continuar super controlada, logo logo você vai conseguir realizar seu sonho! Beijokasss e fica com Deus! :D

    ResponderExcluir
  11. Oi leilinha meu nome é Monalisa tenho 22 anos e recentemente tive um filho mais infezlimente ele morreu dois dias depois de nascido devido a um prolapsso do cordão umbilical a minha dúvida é: minha monstra era pra ter vindo no dia 5 mais não veio e sim no dia 7 desse mês mais só que no dia 9 ela suspendeu de repente e isso nunca aconteceu desde esse dia eu notei que estou com veias aparentes nos seios, mãos e braços,cólicas,meus seios estão mais cheios e doloridos será que eu posso estar grávida sendo que eu tive relações no dia da minha ovulação sem contraceptivo nenhum depois de dois meses de parida ou será coisa de mulher depois que tem filho?

    ResponderExcluir
  12. sheila,decobri que tenho iperprolatemia ha trese anos, gostaria de saber se a dor de cabeça é por causa da prolactina alta, quando descobri o nivel estava 60 ng/ml tenho uma dor de cabeça insuportavel tenho que tomar medicação na veia, pra melhoar, pode me ajuadar referente essa informação:

    ResponderExcluir
  13. oi meu nome é Deizi estou com a prolacrina em 56 meu medico receitou dostinex 8 comp 1 por semana será que vai normalizar ou vou ter que tomar sempre para poder ter um filho ...bjs

    ResponderExcluir
  14. oii..tenho prl alta..34..vou tomar 2 dostinex..um por semana sera suficiente??obrigada!!

    ResponderExcluir
  15. Ola, tenho 35 anos, já sou mae ha 5 anos, minha prolactina esta em 168, fiquei mto assustada, a prolactina alta é sempre sinonimo de tumor? Sinto dores de cbça sempre, mas menstruaçao normal, obrigada, bjs. Andréa.

    ResponderExcluir
  16. olá tenho prolactina alta mas com o uso de dostinex ela baixou ;será que agora fica mais facil para engravidar?

    ResponderExcluir
  17. Dilma, á duas semanas sinto umas fisgadinhas no pé da barriga, e as vezes de manhã cólicas, faltam10 dias para a minha menstruação chegar, será que estou grávida?

    ResponderExcluir
  18. Olá, ao contrário de outras perguntas, meu exame de prolactina deu 6,5. Mas há 6 meses tenho produzido leite, tenho atraso de mestruação chegando a ficar 3 meses sem, tenho dores de cabeça, muito sono e cansaço. Mas pelo que pesquisei esta taxa seria dentro do ideal, o que poderia ser então?? agradeço desde já a atenção e aguardo! obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Ola,meu nome é jessica tenho 18 anos,fiz o exame e minha prolactina deu 40,52....Ela esta alta?^Nao menstruo a mais de 6 meses,pode ser por isso? ..Aguardo uma resposta...obrigada

    ResponderExcluir
  20. ola,tenho 18 anos fiz o exame de prolactina e deu 40,52 ela esta normal ou alta?nao menstruo a mais de 6 meses,mais nao estou gravida,tenho microsistos em ambos os ovarios,isso impede de ingravidar?aguardo uma resposta urgente

    ResponderExcluir
  21. ola,eu fiz um exame de prolactina e deu 38,6 e estou um pouco asustada pois me disseram que pode ser um tumor ou eu posso ser esteril,estou muito preocupada e a minha endroc só vai me tender no final do mes que vem. sera que pode ser um tumor ou eu posso ficar esteril?por favor me ajudem estou desesperada,nao como e nem durmo mais direito desde que me falaram isso.

    ResponderExcluir
  22. Oi doutor meu nome e camila entao eu fiz o tratamento da prolactina fiz o tratamento durante 8 meses fiz o penultimo exame deu 2.61 e agora fiz denovo e deu 20.91 e nao estou mentruando e fiz o exame de gravidez deu negativo e fiz o de farmacia e tbm deu negativo nao sei oque posso fazer se volto com o tratamento

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário! Volte sempre!!! :D

Copa das Confederações

E em tempos de copa das Confederações cá estamos nós comemorando juntos, afinal amamos futebol! Vitinho já aprendeu a comemorar um gol, leva...