sábado, 29 de outubro de 2011

Relato de Amamentação



Olá meninas! hoje vim contar um pouco da minha experiência com a amamentação.

Sempre ouvi muita gente me falar como é maravilhoso amamentar. E é. Mas nem tudo são flores minha gente... Bom vamos por partes:

Na primeira mamada do João Vítor fiquei bem apreensiva. Ele ainda não sabia como pegar o peito e eu, com todas as minhas informações adquiridas em cursos de gestante e leituras em geral, era a grande responsável por dar esse primeiro ensinamento à ele.

A boquinha dele era tão pequenininha que mal cabia o bico do peito, mas ele tentava mamar e eu o ajudei a fazer a pega correta, aquela com boquinha de peixe, estimulava a abertura total da boca esfregando o bico do peito e ele aprendeu direitinho. Daí pra frente fiz o que todos no hospital recomendavam: livre demanda! chorou, eu dava o peito!

É incrível como basta o bebê mamar uma vez pra os seios encherem. Eu estava com medo porque até o dia do parto não tinha leite nenhum no meu peito, mas na maternidade fiquei sabendo que isso era normal. Quando fui pro quarto meus seios já estavam maiores e depois que o Vítor mamou a primeira vez eles começaram a encher muito! Meus seios ficaram gigantes, tanto que eu tive que comprar uma bombinha pra tirar leite e fiz doação na maternidade, pois o Vitinho ainda era tão pequeno que não dava conta do tanto de leite que tinha, e eu tinha que tirar o leite senão podia empedrar, e peito muito cheio de leite dói pra caramba...

Bom, e assim foi, se ele chorava e não era fralda, nem frio, nem calor, nem carência de colo, eu dava o peito.

Até aí tudo bem. O problema é que ele mamava muito! Graças a Deus por isso, afinal mamar bem era fundamental para o crescimento dele, sei da importância do leite materno para um bebê e tal, mas quando ele estava com cerca de 20 dias meu peito começou a doer demais. Não rachou, não sangrou, mas ardia, queimava como fogo quando ele começava a mamar. Depois a dor passava e a mamada era tranquila mas o início dela era punk! Doía tanto que me dava uma inquietação, uma agonia, era quase uma tortura. Cheguei a cogitar dar um complemento pra aliviar um pouco meu peito, mas foi só desespero mesmo e logo desisti rs. Tentei a chupeta, ele não pegou, nenhum dos modelos que comprei ele pegava. Comprei um bico de silicone (imagem abaixo) pra dar mamar com ele, protegendo o seio, mas doía do mesmo jeito, fora que dava a impressão de que ele tava sugando ar junto com o leite, fiquei com medo de dar cólicas nele.

Caso alguém se interesse esse bico vende em qualquer farmácia e é baratinho.

Como não tenho como tomar sol direto no peito a única alternativa, além do creme Massê (imagem abaixo) que eu já usava desde os sete meses por orientação do meu GO, era passar o próprio leite do peito que tem alto poder cicatrizante. Passava a todo momento. Gente, foi um santo remédio!!! meu peito melhorou de um jeito que até hoje nunca mais doeu. E olha que o Vitinho continua mamando muito e cada vez mais forte!


Desde então minha relação com a amamentação tem sido a melhor possível. Não estou mais na livre demanda pois percebi que o Vitinho espertinho estava fazendo meu peito de chupeta, só conseguia dormir pendurado no peito e isso me impedia de fazer qualquer coisa, tava ficando o tempo inteiro com ele pendurado no peito. Então de uma semana pra cá comecei a regular as mamadas de duas em duas horas, e a noite eu não o acordo pra mamar, ele acorda sozinho uma vez só, mama e dorme de novo, e tem se adaptado super bem a essa nova rotina. Aos poucos vou aumentando as mamadas para de três em três horas.

Quanto a preparação, não usei buchas pois muitos médicos me disseram que iria esfoliar a pele e deixá-la fina e mais suscetível a rachaduras e fissuras. Como disse não tomava sol no peito porque não tinha onde ficar com eles expostos, então a única coisa que fiz foi usar o creme Massê e umas conchas que ganhei da minha amiga Eliana, pra poder deixar o bico mais saliente e facilitar a pega do bebê. Essas conchas são ótimas pra usar depois do parto também, pois as vezes o peito está tão cheio que fica vazando, daí elas aparam o leite sem entrar em contato com o bico, o que é ótimo quando ele está dolorido e vc não aguenta encostar o sutiã nele kkk. Olha elas aí em baixo, super recomendo!!!

Outra coisa que me ajudou muito foi a almofada de amamentação. Muita gente acha que aquilo é besteira ou que fica mais de enfeite, mas nossa! como é importante!! Apoia o bebê da cabeça aos pés e você consegue ficar ereta, sem ter que se curvar, suas costas vão agradecer muito!! Na foto mais abaixo vocês verão como o João Vítor está todo apoiadinho e confortável e como eu estou sentada ereta e tranquila, é ótimo!

Meninas, caso passem pelo mesmo sufoco não desistam! A amamentação é muito importante para os nossos pimpolhos. Lutem como leoas!! Realmente dá um desespero dar mamar sentindo dor, só quem já passou por isso é que sabe, mas vale muito a pena, pela saúde dos nossos filhos tudo vale a pena!

Fora que é maravilhoso quando eles vão crescendo e começam a nos olhar bem nos olhos enquanto mamam. Daí as vezes param um pouquinho, dão um sorrisinho e logo procuram o peito de novo, com a mãozinha apertando, realmente é um momento único e maravilhoso na vida de uma mãe, é o grande início da criação do vínculo entre mãe e filho.

Bom meninas essa foi a minha experiência com a amamentação, espero que todas as tentantes consigam realizar seus sonhos e também possam passar por essa experiência tão maravilhosa!

Beijossssss e fiquem com Deus!

6 comentários:

Anjinho disse...

Oi amiga, mto lindo seu relato, apesar de doloroso. e q bom q vc lembrou de nós tentantes, coisa rara por aki. bjokas!

Stella disse...

Que bom q deu tudo certo... eu quero muito poder amamentar...
bjs

Claudia Martins disse...

Que vc tenha muito leite para o João Vitor, é muito importante o leite materno.
Boas Experiências...
Bjs.

Eloise disse...

Menina como ele esta gordinho já, linda foto.
Realmente amamentar deve ser uma delícia.

Que deus te abençoe cada vez mais.
Bjkas

- Futura mãmã ! disse...

Que optimo Post !! = D

Me visite..se gostar comente e torne-se seguidor.a..beijinhos e saude para o bebe

Alba Catarina disse...

Lindo o relato!
O leite materno é o que há de melhor pro baby, prova disso é que ele está bem gordinho!!
Continue com essa disposição, aleitamento materno exclusivo!! Sucesso!
Fiquem com Deus!!!

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário! Volte sempre!!! :D

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?