sábado, 29 de outubro de 2011

Relato de Amamentação



Olá meninas! hoje vim contar um pouco da minha experiência com a amamentação.

Sempre ouvi muita gente me falar como é maravilhoso amamentar. E é. Mas nem tudo são flores minha gente... Bom vamos por partes:

Na primeira mamada do João Vítor fiquei bem apreensiva. Ele ainda não sabia como pegar o peito e eu, com todas as minhas informações adquiridas em cursos de gestante e leituras em geral, era a grande responsável por dar esse primeiro ensinamento à ele.

A boquinha dele era tão pequenininha que mal cabia o bico do peito, mas ele tentava mamar e eu o ajudei a fazer a pega correta, aquela com boquinha de peixe, estimulava a abertura total da boca esfregando o bico do peito e ele aprendeu direitinho. Daí pra frente fiz o que todos no hospital recomendavam: livre demanda! chorou, eu dava o peito!

É incrível como basta o bebê mamar uma vez pra os seios encherem. Eu estava com medo porque até o dia do parto não tinha leite nenhum no meu peito, mas na maternidade fiquei sabendo que isso era normal. Quando fui pro quarto meus seios já estavam maiores e depois que o Vítor mamou a primeira vez eles começaram a encher muito! Meus seios ficaram gigantes, tanto que eu tive que comprar uma bombinha pra tirar leite e fiz doação na maternidade, pois o Vitinho ainda era tão pequeno que não dava conta do tanto de leite que tinha, e eu tinha que tirar o leite senão podia empedrar, e peito muito cheio de leite dói pra caramba...

Bom, e assim foi, se ele chorava e não era fralda, nem frio, nem calor, nem carência de colo, eu dava o peito.

Até aí tudo bem. O problema é que ele mamava muito! Graças a Deus por isso, afinal mamar bem era fundamental para o crescimento dele, sei da importância do leite materno para um bebê e tal, mas quando ele estava com cerca de 20 dias meu peito começou a doer demais. Não rachou, não sangrou, mas ardia, queimava como fogo quando ele começava a mamar. Depois a dor passava e a mamada era tranquila mas o início dela era punk! Doía tanto que me dava uma inquietação, uma agonia, era quase uma tortura. Cheguei a cogitar dar um complemento pra aliviar um pouco meu peito, mas foi só desespero mesmo e logo desisti rs. Tentei a chupeta, ele não pegou, nenhum dos modelos que comprei ele pegava. Comprei um bico de silicone (imagem abaixo) pra dar mamar com ele, protegendo o seio, mas doía do mesmo jeito, fora que dava a impressão de que ele tava sugando ar junto com o leite, fiquei com medo de dar cólicas nele.

Caso alguém se interesse esse bico vende em qualquer farmácia e é baratinho.

Como não tenho como tomar sol direto no peito a única alternativa, além do creme Massê (imagem abaixo) que eu já usava desde os sete meses por orientação do meu GO, era passar o próprio leite do peito que tem alto poder cicatrizante. Passava a todo momento. Gente, foi um santo remédio!!! meu peito melhorou de um jeito que até hoje nunca mais doeu. E olha que o Vitinho continua mamando muito e cada vez mais forte!


Desde então minha relação com a amamentação tem sido a melhor possível. Não estou mais na livre demanda pois percebi que o Vitinho espertinho estava fazendo meu peito de chupeta, só conseguia dormir pendurado no peito e isso me impedia de fazer qualquer coisa, tava ficando o tempo inteiro com ele pendurado no peito. Então de uma semana pra cá comecei a regular as mamadas de duas em duas horas, e a noite eu não o acordo pra mamar, ele acorda sozinho uma vez só, mama e dorme de novo, e tem se adaptado super bem a essa nova rotina. Aos poucos vou aumentando as mamadas para de três em três horas.

Quanto a preparação, não usei buchas pois muitos médicos me disseram que iria esfoliar a pele e deixá-la fina e mais suscetível a rachaduras e fissuras. Como disse não tomava sol no peito porque não tinha onde ficar com eles expostos, então a única coisa que fiz foi usar o creme Massê e umas conchas que ganhei da minha amiga Eliana, pra poder deixar o bico mais saliente e facilitar a pega do bebê. Essas conchas são ótimas pra usar depois do parto também, pois as vezes o peito está tão cheio que fica vazando, daí elas aparam o leite sem entrar em contato com o bico, o que é ótimo quando ele está dolorido e vc não aguenta encostar o sutiã nele kkk. Olha elas aí em baixo, super recomendo!!!

Outra coisa que me ajudou muito foi a almofada de amamentação. Muita gente acha que aquilo é besteira ou que fica mais de enfeite, mas nossa! como é importante!! Apoia o bebê da cabeça aos pés e você consegue ficar ereta, sem ter que se curvar, suas costas vão agradecer muito!! Na foto mais abaixo vocês verão como o João Vítor está todo apoiadinho e confortável e como eu estou sentada ereta e tranquila, é ótimo!

Meninas, caso passem pelo mesmo sufoco não desistam! A amamentação é muito importante para os nossos pimpolhos. Lutem como leoas!! Realmente dá um desespero dar mamar sentindo dor, só quem já passou por isso é que sabe, mas vale muito a pena, pela saúde dos nossos filhos tudo vale a pena!

Fora que é maravilhoso quando eles vão crescendo e começam a nos olhar bem nos olhos enquanto mamam. Daí as vezes param um pouquinho, dão um sorrisinho e logo procuram o peito de novo, com a mãozinha apertando, realmente é um momento único e maravilhoso na vida de uma mãe, é o grande início da criação do vínculo entre mãe e filho.

Bom meninas essa foi a minha experiência com a amamentação, espero que todas as tentantes consigam realizar seus sonhos e também possam passar por essa experiência tão maravilhosa!

Beijossssss e fiquem com Deus!

6 comentários:

  1. Oi amiga, mto lindo seu relato, apesar de doloroso. e q bom q vc lembrou de nós tentantes, coisa rara por aki. bjokas!

    ResponderExcluir
  2. Que bom q deu tudo certo... eu quero muito poder amamentar...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Que vc tenha muito leite para o João Vitor, é muito importante o leite materno.
    Boas Experiências...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Menina como ele esta gordinho já, linda foto.
    Realmente amamentar deve ser uma delícia.

    Que deus te abençoe cada vez mais.
    Bjkas

    ResponderExcluir
  5. Que optimo Post !! = D

    Me visite..se gostar comente e torne-se seguidor.a..beijinhos e saude para o bebe

    ResponderExcluir
  6. Lindo o relato!
    O leite materno é o que há de melhor pro baby, prova disso é que ele está bem gordinho!!
    Continue com essa disposição, aleitamento materno exclusivo!! Sucesso!
    Fiquem com Deus!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário! Volte sempre!!! :D

Copa das Confederações

E em tempos de copa das Confederações cá estamos nós comemorando juntos, afinal amamos futebol! Vitinho já aprendeu a comemorar um gol, leva...